19 de September de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Solidariedade com Cuba no Panamá exige o fim do bloqueio dos EUA

Solidariedade com Cuba no Panamá exige o fim do bloqueio dos EUA

Cidade do Panamá, 18 set (Prensa Latina) A Coordenadora Nacional de Solidariedade com Cuba no Panamá exigiu hoje que os Estados Unidos ponham fim ao bloqueio imposto à ilha para impedir o desenvolvimento e o bem-estar de seu povo.

Em uma declaração denominada ‘Carta aberta ao governo panamenho em defesa da irmã República de Cuba’, o grupo instou o Executivo a apoiar na próxima Assembleia Geral das Nações Unidas a resolução que será apresentada por Havana exigindo o fim da política hostil, que data de mais de seis décadas.

O bloqueio contra Cuba afeta todos os países, porque impede o livre comércio e, portanto, também afeta o Panamá e, em particular, a província de Colón, em suas relações comerciais com a maior zona de livre comércio da região, de acordo com o texto.

Nesse sentido, o grupo fraterno destacou que a nação istmiana não pode ficar à margem desse genocídio, particularmente “porque aqui também sofremos a imposição dos Estados Unidos por muitos anos, até mesmo nosso povo foi morto por suas forças militares, como aconteceu nos anos de 1964 e 1989”, acrescentou o texto.

Por outro lado, ressaltou que nunca houve um país na história da humanidade que tenha sofrido tanto quanto Cuba, pelo simples fato de ter defendido seu próprio modelo econômico, político e social, como alternativa ao neoliberalismo que Washington tenta impor.

A mensagem enfatizou que a democracia em Cuba é genuína, resultado da luta histórica por sua independência, e também elogiou o fato de ser uma nação com força espiritual e que, apesar de tudo o que sofreu, é um exemplo de dignidade, heroísmo, fraternidade e solidariedade.

O documento cita detalhes do relatório “Necessidade de pôr fim ao bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos da América contra Cuba”, que denuncia, entre outras coisas, que o cerco em 60 anos causou danos e perdas materiais à ilha estimados na ordem de um trilhão e 499.710 milhões de dólares.

O bloqueio é evidente, como nunca antes, na escassez enfrentada pela população cubana em muitas facetas da vida cotidiana, incluindo a geração de eletricidade, apagões, alimentos, dificuldades na aquisição de medicamentos, transporte, combustível, alta inflação, bem como a deterioração de outros serviços, indicou o documento.

Não é possível e é um crime contra a humanidade que o povo cubano sofra por amar e defender sua Revolução, acrescentou o Comitê de Coordenação em sua carta.

ga/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES