A obra ainda não foi identificada, mas provavelmente foi composta pelo músico em sua juventude, disseram as bibliotecas municipais de Leipzig em um comunicado.
Especialistas encontraram a composição musical nos acervos de uma dessas livrarias ao compilar a última edição do catálogo Köchel, uma coleção completa das obras de Mozart.
O manuscrito é uma cópia ou transcrição, usando tinta marrom escura e papel branco feito à mão, e não está assinado, diz a declaração.
A peça se chama Ganz kleine Nachtmusik, em referência a uma das obras mais famosas do músico.
Mozart, uma criança prodígio, nasceu em 1756 e começou a compor desde cedo sob a orientação de seu pai, Leopold Mozart.
Para Ulrich Leisinger, diretor científico da Fundação Mozarteum em Salzburgo, esse trabalho lança uma nova luz sobre o assunto. Até agora, conhecemos o jovem Mozart principalmente como compositor de música para piano, árias e sinfonias, disse ele.
Uma lista de Leopold Mozart fala do restante das partituras, mas todas foram perdidas. Parece que um trio de cordas completo foi preservado em Leipzig graças a uma série de circunstâncias favoráveis, acrescentou Leisinger.
Esse modelo parece ter sido escrito pela irmã de Mozart, portanto, pode-se pensar que ela guardou a obra em memória do irmão, concluiu.
mem/dpm/bm