A convocação para o programa integra Cuba, o Caribe e a União Europeia por meio do Cultura e Criatividade, financiado pela UE e implementado pelo Escritório Regional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em Havana.
De acordo com os organizadores, o encontro está associado ao Fifty Lab Festival e os artistas selecionados formarão uma banda caribenha, que será criada especialmente para se apresentar na edição de 2024 do evento, que acontecerá de 13 a 15 de novembro em Bruxelas, na Bélgica.
As propostas devem ser enviadas até sexta-feira, 27 de setembro, por meio de um formulário on-line.
De acordo com a convocação, os artistas selecionados virão de alguns dos 17 países beneficiários do programa Transcultura: Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Belize, Cuba, Dominica, República Dominicana, Granada, Guiana, Haiti, Jamaica, Montserrat, São Cristóvão e Névis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Suriname e Trinidad e Tobago.
Por meio dessa convocação e ação conjunta de intercâmbio e cooperação cultural, o programa Transcultura da Unesco cobrirá as despesas (viagem de ida e volta em classe econômica, traslado do aeroporto e retorno, inclusive de/para a cidade de origem).
Além disso, visto e transporte diário – se necessário -, acomodação em hotel em Bruxelas, Bélgica, e três refeições por dia de 8 a 16 de novembro (oito noites) para até quatro músicos do Caribe.
Eles deverão representar pelo menos duas das três zonas linguísticas abrangidas pelo Programa Transcultura (inglês, francês e espanhol), nas seguintes categorias: saxofone, trompete, conjunto de percussão (bateria Bata; diversos, shakers, botija, conga, pratos, bembe/bemba), piano e teclado.
Essa oportunidade fortalecerá a presença internacional de jovens músicos caribenhos e mostrará seu talento por meio de apresentações internacionais no âmbito do importante festival europeu, além de identificar novas oportunidades de colaboração.
Também apoiará a visibilidade internacional dos artistas por meio de conferências de imprensa, ações para promover seu trabalho, a distribuição de álbuns de música e a formação de redes com seus colegas europeus.
npg/dla/glmv