O Representante Especial do Governo da China para Assuntos Latino-Americanos e Caribenhos, Qiu Xiaoqi, destacou que os laços bilaterais constituem “um bom exemplo de cooperação solidária entre países socialistas e apoio mútuo sincero entre nações em desenvolvimento”.
“A China continuará a fazer valer a justiça a favor de Cuba nas arenas internacionais, apoiando Cuba na defesa da soberania e da dignidade do país e opondo-se ao bloqueio e às sanções impostas pelos Estados Unidos”, acrescentou.
O responsável destacou as recentes reuniões de alto nível entre representantes de cada nação, bem como o consenso alcançado entre os líderes Miguel Díaz-Canel e Xi Jinping.
Qiu também destacou o 60º aniversário do início da colaboração educacional entre os dois países e, em particular, destacou que os primeiros estudantes chineses que estudaram espanhol em Cuba tornaram-se pilares da causa da amizade bilateral.
“Os intercâmbios e a cooperação entre os dois países em áreas como esportes, arte e ciência e tecnologia mostram um desenvolvimento vigoroso. Recentemente, sob a orientação cuidadosa do grupo de treinadores cubanos, a seleção chinesa de boxe feminino alcançou um progresso histórico nos Jogos Olímpicos de Paris, ” ele disse.
Da mesma forma, expressou seus bons votos para a próxima apresentação do Balett Nacional de Cuba na cidade de Xangai e elogiou as conquistas do cubano Pedro A. Valdés Sosa, que recebeu o Prêmio China de Cooperação Internacional em Ciência e Tecnologia em 2024.
Na sua opinião, este reconhecimento “escreveu uma história lendária de aprofundamento da cooperação científico-tecnológica dos países do Sul Global”.
Por sua vez, o embaixador cubano na China, Alberto Blanco, destacou a chegada há 60 anos de mais de 100 chineses para estudar espanhol na ilha.
O chefe diplomático lembrou que mais de três mil estudantes do gigante asiático participaram posteriormente no Programa de Formação da Juventude Chinesa em Cuba entre 2006 e 2016, uma iniciativa do líder histórico Fidel Castro.
“Ousaria resumir estes 64 anos de amizade em termos de vontade política, maturidade, alta prioridade, acordo político mútuo e confiança, continuidade, apoio mútuo e respeito”, acrescentou.
Blanco garantiu que os dois países cooperam em todas as esferas, especialmente em setores prioritários como novas energias, produção alimentar e info-comunicações.
Durante a noite, foram entregues os prêmios de um concurso de fotografia de colaboração educativa, lançado um selo comemorativo e realizadas atividades de intercâmbio cultural.
rgh/idm/ls