De acordo com o autor, o livro trata da vida de seus pais na década de 1950 na cidade de Palma Soriano, em Santiago de Cuba.
O escritor reflete, do ponto de vista de seus pais, as experiências do casal com a Revolução Cubana e a entrada de seu pai no Exército Rebelde, as tropas do comandante Juan Almeida Bosque.
“Eles iam matar meu pai se ele entrasse na aldeia”, é assim que começa essa história, na qual vivem personagens como o Comandante em Chefe Fidel Castro, a heroína Haydeé Santamaría, a cantora cubana Elena Burke, o ator americano Marlon Brando, entre outros.
De acordo com uma nota divulgada pelo Instituto Cubano do Livro, que está organizando o evento, a obra literária narra as experiências de Plácido Navarro em meio a amores, luxúria, miséria e abundância, violência e heroísmo.
A história também apresenta as muitas Cubas da década de 1950, a crioula e rural, a glamourosa e cosmopolita, a ex-mambisa e agora a rebelde.
O livro, publicado pela Editorial Letras Cubanas, ganhou o segundo lugar no Prêmio Internacional de Romance Torrente Ballester, La Coruña, Espanha.
ro/amr/glmv