22 de September de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cúpula do Futuro: debate sobre a reforma da governança global

Cúpula do Futuro: debate sobre a reforma da governança global

Nações Unidas, 22 set (Prensa Latina) A Cúpula do Futuro abrirá hoje suas portas para promover uma reforma na governança do planeta, um ambicioso plano das Nações Unidas na busca do desenvolvimento sustentável.

Durante dois dias, centenas de líderes mundiais debaterão na sede da ONU em Nova York as oportunidades apresentadas nos três documentos chave do evento: o Pacto para o Futuro, o Pacto Digital Global e a Declaração para as Gerações Futuras.

Para o chefe da ONU, António Guterres, o evento é um momento essencial para estabelecer diretrizes sobre todas as reformas necessárias que impedem o progresso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que foram estabelecidos há nove anos e dos quais apenas 15% foram alcançados.

“As instituições de hoje correspondem ao mundo pós-Segunda Guerra Mundial e estão totalmente capacitadas”, disse o alto representante em recentes declarações à imprensa, insistindo na necessidade de se chegar a um consenso para colocar o planeta de volta nos trilhos.

O Pacto para o Futuro tem como objetivo comprometer os líderes com 60 ações em cinco áreas: desenvolvimento sustentável e financiamento; paz e segurança; ciência, tecnologia e inovação; juventude e gerações futuras; e transformação da governança global.

O documento abrange questões fundamentais para o equilíbrio do planeta, como a reestruturação do Conselho de Segurança da ONU ou a necessidade de expandir o financiamento para o desenvolvimento.

Trata-se das mudanças necessárias em todas as áreas: o Conselho de Segurança, as instituições de Bretton Woods, aspectos relacionados à inteligência artificial ou ao clima, explicou o chefe da ONU a esse respeito.

Em todas essas áreas, há um sério problema de governança, e é sobre essa governança que trata esta Cúpula, que é nova e essencial, reconheceu.

Para Guy Ryder, um dos principais organizadores, o evento promove a reconfiguração de um sistema multilateral mais eficaz, participativo e interconectado no cumprimento de seu mandato e uma resposta “aos desafios globais muito claros que enfrentamos”.

A Cúpula abrirá a semana de alto nível da 79ª Assembleia Geral da ONU, que incluirá o tradicional debate ao lado de espaços dedicados a outras questões urgentes, como o aumento do nível do mar, a necessidade de acabar com as armas nucleares e a resistência antimicrobiana.

mem/ebr/mb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES