Neste domingo o dia e a noite terão a mesma duração e a partir de segunda-feira o dia começará a ser mais longo, ao mesmo tempo que a temperatura aumentará, as árvores recuperam a folhagem e a floração acelera.
Embora seja a estação mais esperada pela população, nem todos a recebem com o mesmo prazer porque devido ao acúmulo de pólen no ar, as alergias proliferam entre as pessoas sensíveis a este produto natural.
Há algumas semanas, as instituições de saúde divulgam recomendações para evitar complicações para quem sofre dessa condição.
A primavera também é uma oportunidade para colocar em prática alguns rituais domésticos no Chile, como plantar sementes de flores, fazer uma limpeza profunda na casa ou até mesmo construir um pequeno altar com elementos naturais para decorar a casa.
Uma celebração recentemente recuperada é o Festival Cultural da Primavera, realizado pela Federação de Estudantes da Universidade do Chile.
A primeira edição destas atividades foi realizada em 1913 e este ano acontecerá no Campus Juan Gómez Millas na quarta-feira, 24 de setembro.
Entre a comunidade Mapuche, maior grupo indígena do país, é o “pewü”, a época das flores, quando as plantações feitas antes do inverno começam a dar frutos e as relações familiares são fortalecidas para ajudar uns aos outros.
É também o momento de presentear as crianças nascidas no ano anterior.
mem/car/eam/hb