A prefeitura de La Paz apresentou uma queixa à polícia, alertando que os explosivos eram explosivos de fragmentação encontrados durante uma operação de limpeza.
“Encontramos granadas, pedi ao administrador para isolar o local e a polícia foi informada. Não sabemos até que ponto, mas impedimos a adulteração e toda a segurança está em vigor”, disse o prefeito municipal, Iván Arias.
Arias esperava que o Felcc chegasse logo, enquanto explicava que era um achado raro, em um local onde estava sendo feita uma limpeza.
Ele acrescentou que a quantidade de artefatos contidos na caixa não foi determinada e que a equipe do corpo de bombeiros esteve no local para estabelecer todas as medidas de segurança, enquanto se aguarda uma investigação mais aprofundada.
Essa descoberta tem como antecedente imediato a descoberta, no último sábado, de um arsenal de guerra no aeroporto de Santa Cruz, em Viru Viru, que incluía 100 modernos fuzis de assalto AK-47.
Além disso, foram apreendidas 80 espingardas semiautomáticas e de repetição de 12 mm, seis carabinas Akdas de calibre nove e seis fuzis de assalto SEMX 55K 5.56.
De acordo com as investigações iniciais, as armas eram originárias da Turquia e passaram pela Colômbia antes de chegar à Bolívia.
jf/jpm/bm