O fórum é organizado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) em colaboração com a Comissão Oceanográfica Intergovernamental da Unesco e será realizado até 26 de setembro.
Ele abordará desafios globais urgentes relacionados à sustentabilidade da água e dos oceanos dentro da estrutura dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
De acordo com informações do Ministério do Meio Ambiente, o GEF é o maior mecanismo de financiamento do mundo no setor hídrico e mobilizou mais de US$ 3 bilhões em doações e US$ 19 bilhões em cofinanciamento nos últimos 30 anos,
Esses fundos cobriram 470 projetos em 157 países.
O chefe do Ministério do Meio Ambiente do Uruguai, Robert Bouvier, destacou a importância do evento e a relevância de “projetos críticos em nosso país, como a proteção da Lagoa Garzón”, no departamento de Rocha.
Tais esforços, acrescentou, destacam a importância do gerenciamento sustentável dos recursos hídricos, tanto em nível local quanto internacional.
O Diretor de Programação do GEF, Fred Boltz, enfatizou que “conservar nossos oceanos e ecossistemas de água doce para fortalecer a segurança hídrica e aumentar as oportunidades de desenvolvimento econômico” é fundamental para o bem-estar global.
Ele também destacou a necessidade de abordagens inclusivas que envolvam “governos, sociedade civil, setor privado, povos indígenas e comunidades locais” na gestão de ecossistemas hídricos compartilhados.
jf/ool/bm