Um relatório publicado na terça-feira no site do jornal local Wall Street Italia aponta que essa nação europeia tem atualmente 2.451,84 toneladas de ouro, a terceira maior reserva do mundo depois dos Estados Unidos, com 8.133,5 toneladas, e da Alemanha, que tem 3.351,5 toneladas.
O relatório, baseado em dados do World Gold Council e do Fundo Monetário Internacional, também observa que 69,2% do valor total das reservas nacionais da Itália atualmente provêm da quantidade de ouro que o país detém.
O país europeu também ocupa o terceiro lugar em termos de quantidade de ouro per capita, e a análise mostra que, se o governo abrisse seus cofres e distribuísse o metal precioso igualmente entre seus cidadãos, cada cidadão receberia 41,58 gramas de ouro, o equivalente a cerca de 3,93 mil euros.
O primeiro lugar vai para a Suíça, que, embora tenha apenas 1,40 toneladas, possui enormes ativos per capita, graças a uma população de pouco menos de nove milhões de habitantes, cada um dos quais tem direito a 114,8 gramas de ouro, no valor de 8.614,6 euros.
Em segundo lugar está o Líbano, com 52,25 gramas por cidadão, seguido pela Itália, com 39,58 gramas por cidadão, Alemanha, com 39,58 gramas, e Cingapura, com 38,67 gramas por cidadão.
Das cinco maiores reservas nacionais de ouro, com exceção dos Estados Unidos, que está em primeiro lugar, as outras quatro estão na Europa, do segundo ao quinto lugar, com a Alemanha em primeiro lugar regionalmente, seguida pela Itália, França e Rússia, diz a fonte.
mem/ort/bm