Durante a reunião realizada no dia anterior à margem da 79ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, Yi enfatizou a importância contínua do acordo de “Parceria Estratégica para Todo o Clima” entre os dois países para ancorar a cooperação em vários campos.
Ele expressou o firme compromisso de Beijing com a implementação de projetos de colaboração econômica e oportunidades de mercado com isenção de impostos como resultado da visita do primeiro-ministro Abiy Ahmed à nação asiática durante a quarta Cúpula do Fórum de Cooperação China-África (Focac) no início deste mês.
Por sua vez, Selassie mencionou as relações diplomáticas de longa data entre os dois países, baseadas em fortes laços históricos, e enfatizou que a recente assinatura de acordos importantes durante o conclave do Focac ajuda a fortalecer muito os laços multifacetados.
Ele saudou a cúpula como um sucesso, que é visto como uma chave para melhorar ainda mais não apenas os laços China-África, mas também a parceria estratégica entre a Etiópia e o gigante asiático.
Além das questões bilaterais, o chefe da diplomacia etíope informou Yi sobre a paz e a segurança regionais no Chifre da África, enquanto trocava opiniões sobre maneiras de aumentar a cooperação no grupo Brics e em vários fóruns internacionais entre os dois países.
lam/nmr/bm