Localizada perto da latitude 19,4 norte, longitude 84,5 oeste, espera-se que se mova em um ritmo mais rápido entre quarta e quinta-feira.
De acordo com a previsão, seu centro se moverá pelo extremo noroeste do Mar do Caribe até perto da costa nordeste da Península de Yucatán, no México, hoje à noite, e depois se moverá para o leste pelo Golfo do México na quarta e quinta-feira.
O CNH prevê o fortalecimento e espera que Helene se torne um furacão na quarta-feira e continue se fortalecendo, enquanto os ventos com força de tempestade tropical, à medida que se move pelo Caribe, se estendem até 220 quilômetros a leste do centro.
A tempestade tropical Alberto foi a primeira a circular na região durante a atual temporada, seguida pelo Beryl, que foi elevado a furacão de categoria 5. Em seguida, veio o ciclone Chis e, no final de julho, o Debby, o segundo furacão a atingir o status de categoria 1.
O Ernesto foi o terceiro furacão de categoria 2 dessa temporada, que começou em 1º de junho e vai até 30 de novembro. Ele foi seguido com a mesma intensidade por Francine e depois pela tempestade tropical Gordon.
npg/alb/glmv