O europeu derrotou o local Zhang Zhizhen por 7-6 (7/5), 7-6 (7/5) na final do evento chinês para conquistar um título após três anos em uma hora e 50 minutos de jogo.
Depois de vários meses afastado por causa de uma lesão no joelho, Cilic chegou ao torneio asiático na 777ª posição no ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (agora 373ª), estabelecendo um recorde como o jogador com a classificação mais baixa do mundo a ganhar um troféu.
Na decisão, cada jogador teve dois break points, embora não tenham conseguido converter nenhum deles. No final, o croata recorreu à sua maior experiência para prevalecer em momentos importantes contra o número 43 do mundo.
Aos 35 anos de idade e após várias lesões, o balcânico conquistou seu 21º torneio, 16 deles em quadra dura.
Conhecido por seu saque potente e estilo de jogo agressivo na linha de base, Cilic nasceu em 28 de setembro de 1988 em Medjugorje, Bósnia e Herzegovina, mas representa a Croácia em competições internacionais.
A maior conquista de sua carreira foi o título do US Open de 2014, vencendo o japonês Kei Nishikori em sets diretos na final. Esse triunfo o catapultou para o grupo de elite do tênis mundial, tornando-se apenas o segundo croata a vencer um Grand Slam, depois de Goran Ivanisevic.
Obrigado à minha família, meus filhos, minha esposa. Todos que estiveram comigo nesse momento difícil, trabalhando comigo dia após dia, me apoiando e me dando força. Estou muito feliz e orgulhoso por ter conseguido essa vitória, não só por mim, mas por eles também”, disse Cilic.
npg/am/glmv