30 de September de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Forças palestinas condenam novo ataque israelense no Iêmen

Forças palestinas condenam novo ataque israelense no Iêmen

Ramallah, 30 set (Prensa Latina) Forças palestinas condenaram hoje um bombardeio de aviões israelenses contra a cidade iemenita de Hodeida, controlada pela milícia houthi, que causou pelo menos quatro mortos e 44 feridos.

Essa nova agressão “soma-se à série de crimes cometidos pelo inimigo para derramar o sangue dos povos árabe e muçulmano”, disse a Jihad Islâmica Palestina em um comunicado.

O movimento Fatah Intifada expressou uma opinião semelhante, denunciando o ataque à população civil.

Por sua vez, o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) alertou sobre a atual escalada da violência e acusou o governo dos EUA de apoiar as posturas agressivas de Israel.

“O inimigo criminoso não vai abalar o moral de nosso povo ou do povo de nossa região”, disse ele.

A Força Aérea Israelense (IAF) bombardeou ontem os portos de Hodeida e Ras Issa, bem como duas usinas de energia, em retaliação às ações dos houthis, que um dia antes dispararam um míssil contra o Aeroporto Internacional Ben Gurion quando um avião de Nova York aterrissou com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu a bordo.

Após o ataque, as estações de televisão regionais mostraram imagens de grandes explosões e um incêndio no que parecia ser um tanque de armazenamento de petróleo em Hodeida.

Falando à estação de televisão libanesa Al Mayadeen, um líder da milícia ameaçou com uma resposta dura.

Os EUA falharam em sua agressão contra o Iêmen e Israel também não atingirá seus objetivos.

O bombardeio de instalações civis é uma tentativa de nos intimidar para acabar com nosso apoio ao povo palestino, mas nunca o abandonaremos, disse Muhammad Abdel Salam, porta-voz do grupo armado. O líder rebelde Nars Ad-Din Amer também confirmou que eles continuarão a lançar drones e mísseis contra Israel em apoio aos habitantes de Gaza, que estão sob fogo cruzado há quase um ano.

Se eles continuarem com suas ações, nós aumentaremos as nossas e os danos serão enormes”, disse um porta-voz militar israelense citado pela mídia israelense.

De acordo com relatos da mídia, a operação foi coordenada com o Comando Central dos EUA.

Enquanto isso, o ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, confirmou a operação em uma mensagem na rede social X.

“Acompanhei o ataque aos Houthis da sala de controle da IAF. A mensagem é clara: nenhum lugar é muito longe”, escreveu o funcionário, referindo-se aos quase 1.800 quilômetros que os aviões percorreram para chegar ao local.

A IAF lançou um bombardeio na mesma cidade em julho passado, o que resultou na destruição de vários tanques de petróleo e em danos ao porto, por onde grande parte dos alimentos e produtos de primeira necessidade do país árabe entram no norte.

Os Houthis pegaram em armas em 2014 e, desde então, controlam grande parte da região norte do Iêmen, incluindo a capital, Sana’a.

jf/rob/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES