O estande daquela companhia aérea foi decorado com a presença de #CubaUnica com suas cores e imagens para oferecer ao público um espetáculo repleto de costumes, tradições, clima, paisagem e o calor de uma cidade inteira que gentilmente abre os braços ao visitante.
Públicos de diversos países interagiram com os expositores em contato direto ou virtualmente e se interessaram pelas diversas propostas hoteleiras e não hoteleiras, promovidas pelo Consulado Geral da ilha do Caribe em Santa Cruz de la Sierra.
Em primeira mão receberam informações não só sobre o turismo de sol e praia ou sobre a rica oferta cultural de cidades Patrimônio Mundial como Havana e Trinidad, apenas para citar duas.
Da mesma forma, muitos se interessaram pela variedade de serviços científicos, acadêmicos, médicos e de pesquisa, que são debatidos e usufruídos em oficinas, conferências e cursos de graduação e pós-graduação, combinando-os com lazer e recreação.
Com a ajuda do restaurante Havana, fruto do talento culinário dos cubanos residentes em Santa Cruz, não faltaram os sabores do congrí, da mandioca com mojo, dos tamales e das sobremesas típicas, muito pedidas.
Outra atração eram as danças de ritmos populares do arquipélago caribenho, que incentivaram os moradores de Santa Cruz a movimentar os pés imitando os movimentos dos profissionais da ilha que desenvolvem a arte da dança em Santa Cruz. O consulado informa que a ilha caribenha possui 10 sítios declarados Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
Acrescenta que em todo o território nacional existe uma série de patrimónios muito atrativos pelas oportunidades de danças, concertos, exposições e espetáculos, já que um dos seus mais importantes diferenciais é a cultura.
Outro elemento muito importante é a segurança que o país oferece com tolerância zero às drogas e ao porte de armas de fogo, o que o coloca entre os 100 primeiros neste indicador num ranking de 400.
Contudo, a representação consular esclarece que o mais importante é o povo cubano.
Comentou que são pessoas que atendem, acolhem, acolhem os turistas e também são representantes da marca Única, identidade publicitária do destino Cuba.
Os promotores turísticos cubanos insistem que uma qualidade diferenciadora das suas praias é que nunca foram contaminadas com sargaço e mantêm um ambiente muito amigo da natureza e do meio ambiente.
jf/jpm/ls