Após anos de guerra de libertação com épicos como a Longa Marcha, o PCC obteve a vitória sobre as forças do Kuomintang, que fugiram para a ilha de Taiwan em 1949.
Com foco nos camponeses, a revolução comunista no gigante asiático foi diferente da vizinha União Soviética e passou por diferentes processos políticos, econômicos e socioculturais.
Com a política de Reforma e Abertura a partir de 1978, a República Popular da China, sob a liderança de Deng Xiaoping, entrou em um momento de mudança que sustentaria o milagre econômico da nação para se tornar a segunda maior potência do mundo.
O gigante asiático também se tornou uma das vozes mais representativas do Sul Global e um dos principais críticos da hegemonia e do unilateralismo dos EUA.
Por ocasião do Dia Nacional, o presidente Xi Jinping garantiu que o PCC uniu todos os grupos étnicos do país para alcançar dois marcos importantes: rápido desenvolvimento econômico e estabilidade social de longo prazo.
Enfatizou que o principal objetivo do país na nova era é avançar na construção de uma nação forte e no rejuvenescimento nacional por meio da modernização no estilo chinês.
Ele também enfatizou a necessidade de aprofundar as reformas, promover a abertura e focar no desenvolvimento de alta qualidade.
“Manteremos erguida a bandeira da paz, do desenvolvimento e da cooperação e trabalharemos pelo progresso comum da humanidade”, acrescentou.
Com relação às regiões administrativas especiais de Hong Kong e Macau, Xi reafirmou o princípio de “um país, dois sistemas” e, com relação a Taiwan, ele enfatizou que esse é o “território sagrado da China” e que a reunificação completa do país é inevitável.
Ao abordar a situação global, Xi Jinping pediu um mundo multipolar e equitativo, defendeu os valores comuns da humanidade e destacou o compromisso de Bejing com a paz e a segurança internacionais.
O feriado também é marcado pela Golden Week, uma iniciativa do governo de estender os feriados públicos para ajudar a expandir o mercado de turismo doméstico e permitir que as pessoas tenham mais tempo para visitar familiares distantes.
A partir de 1º de outubro, os chineses estão desfrutando de um feriado de sete dias e as autoridades esperam que até 1,94 bilhão de pessoas viajem durante esse período.
lam/idm/bm