Após um período de chuvas que atingiu o pico em junho, com grandes acumulações e a morte de cerca de 20 pessoas, o país enfrentou várias semanas de tempestades que aumentaram o número de mortes para cerca de 42.
De acordo com a meteorologista Sandra Martínez, não se descarta a possibilidade de chuva nas próximas semanas, embora o país esteja se preparando para a estação seca.
“De agora em diante, as previsões para El Salvador parecem calmas, não que vá parar de chover, graças a Deus os fenômenos que foram anunciados foram se dissipando. Saímos de setembro sem nenhuma tempestade, este mês é o mais chuvoso”, disse ele.
Ele explicou que em El Salvador “as bases estatísticas nos dizem que a transição da estação chuvosa para a estação seca começa de 15 de outubro a 15 de novembro. O fenômeno La Niña, quando ocorre, pode produzir ventos do norte e frio”.
Esclareceu que o fenômeno La Niña pode ocorrer entre outubro e novembro e é classificado como fraco, o que significa que não tem grandes repercussões, pelo menos no território. Se tivesse aparecido mais cedo, acrescentou, a perspectiva teria sido diferente. mem/lb/bm