A celebração tradicional, que ocorre todos os anos em outubro, é realizada como Hora Finfinne e Hora Harsade nas cidades de Adis Abeba e Bishoftu (região de Oromia), respectivamente, durante o fim de semana.
Também chamada de Irreessa ou Dhibaayyuu, a Irreecha marca o fim do inverno no estado regional e seu povo agradece a Waaqa (Deus) pelas bênçãos e misericórdias recebidas durante os últimos 12 meses.
Seu principal local é Bishoftu, onde milhares de pessoas vão até os lagos e mergulham na grama verde e nas flores recém-cortadas.
Isso atrai turistas de todo o mundo para as comemorações, que ocorreram na capital pela primeira vez em mais de 150 anos em 2019.
O destaque das comemorações deste ano é a primeira Expo Irreecha, um evento realizado de 28 de setembro a 4 de outubro no Centro de Exposições de Adis Abeba.
Derara Ketema, vice-diretor do Oromia Culture and Tourism Office, disse que a exposição foi projetada para destacar a relação entre a celebração, os benefícios econômicos e o multiculturalismo.
Ketema revelou que eles reuniram representantes de vários segmentos da sociedade, incluindo comerciantes e membros da diáspora etíope, bem como mais de 255 empresas para mostrar seus produtos e serviços.
A exposição comercial contou com roupas e joias culturais, artesanato, feiras de alimentos tradicionais, shows musicais, painéis de discussão e outras atividades.
arc/nmr/bm