A denúncia contra a política hostil dos EUA, aplicada há mais de seis décadas e cujos danos acumulados são estimados em mais de 164,14 mil milhões de dólares (a preços correntes), ressoou num evento emocionante realizado na Universidade de Segurança Pública da metrópole meridional.
A União de Organizações de Amizade (HUFO) e a Associação de Amizade Vietnã-Cuba da Cidade de Ho Chi Minh foram as organizadoras do encontro, realizado na véspera e no qual se comemorou o 71º aniversário do assalto aos quartéis Moncada e Carlos Manuel, de Céspedes, em 26 de julho de 1953.
O presidente da referida Associação, Truong Thi Hien, aludiu à importância destes acontecimentos e também das relações entre ambas as nações, fundadas e cultivadas pelo Presidente Ho Chi Minh e pelo líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro.
Da mesma forma, foi destacada a relevância da recente visita de Estado a Cuba do secretário-geral do Partido Comunista e presidente do Vietnã, To Lam, que – foi dito – permitirá fortalecer a solidariedade tradicional e a amizade especial entre os dois países. , o comércio, o investimento e as ligações em outras esferas.
Quando a Cônsul Geral de Cuba na cidade do sul, Ariadne Feo Labrada, interveio no evento, disse que a amizade especial e única que existe entre o seu país e o Vietnã constitui um modelo de relações internacionais, e sublinhou a importância de desenvolver a diplomacia cubana de cidade em cidade.
O diplomata denunciou a aplicação incessante do estrito bloqueio imposto pelos Estados Unidos a Cuba, causando danos consideráveis à economia e o principal obstáculo ao seu desenvolvimento econômico e social, a que se soma a inclusão irracional e injusta da ilha no tão -chamada “lista de países que patrocinam o terrorismo”.
Esta luta sustentada há mais de 65 anos contra o que constitui um acto de guerra em tempos de paz “deixou-nos a única alternativa de lutar e resistir apesar das dificuldades”, sublinhou o cônsul, que agradeceu ao Partido Comunista, ao Estado e ao Governo Ao povo vietnamita pela solidariedade e apoio prestados a Cuba em todos os momentos.
No evento, a ordem do 60º Aniversário do Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP) foi entregue ao Comitê de Ligação do Batalhão 261 na cidade de Ho Chi Minh, ao qual o Comandante em Chefe Fidel Castro entregou a bandeira da vitória de Girón em 1964 , após sua vitória na batalha de Ap Bac no início de 1963.
Desde então, esta unidade também adotou o nome de Batalhão 261 – Girón, tornando-se um símbolo da amizade especial e eterna entre Vietnã – Cuba.
arc/mpm/ls