22 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Yamandú Orsi venceria no segundo turno no Uruguai, diz pesquisa

Yamandú Orsi venceria no segundo turno no Uruguai, diz pesquisa

Montevidéu, 4 out (Prensa Latina) A menos de um mês das eleições nacionais no Uruguai, a oposição Frente Ampla (FA) venceria no primeiro turno e também no segundo turno, segundo resultados de uma pesquisa divulgada hoje.

No meio da chuva de sondagens que dão à FA a liderança por margens estreitas, o Centro de Percepção do Cidadão disse que a aliança de esquerda prevaleceria em 27 de Outubro com 46 por cento dos votos.

A consultoria registrou o Partido Nacional (PN) em segundo lugar, com 24 por cento, e o Partido Colorado (PC) em 13º lugar.

Em seguida, coloca o Cabildo Abierto com dois por cento, e o Partido Independente com um por cento na intenção de voto.

Três por cento dos inquiridos dariam o seu voto a uma das seis formações políticas que participarão na disputa, embora o facto mais marcante é que neste momento restam 11 por cento dos que estão indecisos e dos que votarão em branco ou anularão o seu voto.

A Usina projetou um cenário de segundo turno (se necessário seria no dia 24 de novembro) entre os dois principais candidatos à presidência, Yamandú Orsi (FA) e Álvaro Delgado (PN).

Neste caso, Orsi obteria 50% dos votos e derrotaria Delgado por uma margem de 10 pontos.

Anteriormente, outro pesquisador, a Equipo Consultores, considerou a Frente vencedora, embora por margem menor no primeiro turno.

Esta assinatura indica que o candidato do PN perdeu espaço, conquistado por sua vez pelo porta-estandarte do Partido Colorado, Andrés Ojeda.

Durante uma breve conversa com a imprensa durante um passeio por um centro recreativo e esportivo do Município de Montevidéu, Orsi disse na véspera que lhe seria útil competir com Delgado e Ojeda.

Yamandú Orsi chamou a atenção para o facto de o fogo dos candidatos da coligação governamental ser dirigido contra o plebiscito de segurança promovido pela confederação sindical PIT-CNT, em vez de propor programas de governo aos cidadãos.

Ele disse isso no Espacio Modelo, centro esportivo e recreativo colocado à disposição dos cidadãos sob mandato da então prefeita de Montevidéu, Carolina Cosse, candidata da Frente-Amplista à vice-presidência, que o acompanhou em um passeio por aquela instalação.

arc/ol/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES