22 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Presidente cubano recorda legado de Che Guevara

Presidente cubano recorda legado de Che Guevara

Havana, 8 out (Prensa Latina) O presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, recordou hoje o altruísmo e a vigência do pensamento revolucionário de Ernesto Che Guevara, no 57º aniversário de sua captura e posterior assassinato na Bolívia.

“Quando caiu na Bolívia, Che Guevara tinha 39 anos e uma vontade infinita de lutar pela emancipação humana, pela qual, 57 anos depois, continua lutando como uma inspiração permanente para todos os que lutam”, disse o presidente em sua conta no Twitter. Em outra mensagem na rede social, o chefe de Estado compartilhou uma frase do líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro, pronunciada no ato central pelo 20º aniversário da queda em combate do Comandante Guevara, em 8 de outubro de 1987:

“Se precisamos de um paradigma, se precisamos de um modelo, se precisamos de um exemplo a ser imitado para alcançar objetivos tão elevados, homens como Che são indispensáveis, homens e mulheres que o imitam, que são como ele, que pensam como ele”.

Por meio da plataforma digital, as autoridades da nação caribenha relembraram o legado revolucionário de Che Guevara e o descreveram como um exemplo para todas as gerações.

O ministro das Relações Exteriores, Bruno Rodríguez, destacou que, fiel às suas convicções, Guevara lutou por um mundo melhor diante dos excessos colonialistas e imperialistas em várias partes do planeta.

“Che continua vivo em cada revolucionário cubano e em cada revolucionário do mundo”, enfatizou em X.

O médico Ernesto Guevara desembarcou em Cuba com o líder revolucionário Fidel Castro e outros 80 expedicionários do iate Granma em 1956 para iniciar a guerra de guerrilha na Sierra Maestra (leste) contra a ditadura de Fulgêncio Batista (1952-1959).

Após o triunfo revolucionário de 1º de janeiro de 1959, ele foi presidente do Banco Nacional, diretor do Departamento de Industrialização do Instituto Nacional de Reforma Agrária e Ministro da Indústria.

Che foi um dos fundadores da agência de notícias latino-americana Prensa Latina, em uma época em que o país caribenho precisava se defender das campanhas da mídia contra a nascente Revolução Cubana.

No campo diplomático, ele foi responsável por várias missões internacionais.

Entre 1965 e 1967, o guerrilheiro argentino-cubano lutou no Congo e na Bolívia, onde foi capturado e morto pelo exército sob ordens da Agência Central de Inteligência dos EUA.

mem/mks/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES