O Ministro da Saúde da Etiópia, Ayele Teshome, destacou a contribuição da informatização do setor e sua extensão aos profissionais de todos os níveis para oferecer melhores serviços de saúde.
Teshome revelou que, nas áreas rurais do país, eles estenderam os benefícios comunitários digitais a mais de 25 milhões de famílias e estão trabalhando para atualizar o sistema para torná-lo mais eficiente.
Ele agradeceu, em nome do Ministério da Saúde, ao fundador e CEO do software CommCare, Jonathan Jackson, e aos parceiros que ajudaram a coordenar a conferência e os participantes.
Jackson disse que a tecnologia melhorará a cooperação internacional e tornará o atendimento médico de qualidade mais acessível.
Reconheceu a Etiópia por aceitar a tecnologia e implementá-la em um curto espaço de tempo, ao mesmo tempo em que se comprometeu a fortalecer ainda mais o suporte técnico.
O executivo-chefe da Digital Health no Ministério da Saúde, Gemechis Melkamu, revelou que a implementação do software CommCare mudou a linguagem e os métodos de uso da tecnologia para mostrar um melhor desempenho do país.
Aklewum enfatizou que eles podem hospedar aplicativos digitais de saúde em nível local devido à grande capacidade da infraestrutura de TIC. Nesse sentido, ele reconheceu a empresa estatal de telecomunicações Ethio Telecom como um símbolo de sucesso.
mem/nmr/bm