9 de October de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Chile quer reforçar segurança em centros de saúde diante da violência

Chile quer reforçar segurança em centros de saúde diante da violência

Santiago do Chile, 9 out (Prensa Latina) As autoridades chilenas estudam hoje aplicar mais medidas nos centros de assistência médica para reforçar a segurança, dado o aumento de atos de violência e ameaças registrados nos últimos tempos.

Segundo a Confederação Nacional dos Dirigentes Municipais de Saúde (Confusam), em 2023, ocorreram 7.184 ataques em serviços de todo o país, número que vem aumentando neste ano.

Ao referir-se ao tema, a ministra do Interior, Carolina Tohá, anunciou que na próxima sexta-feira será realizada uma reunião do Gabinete Prosegurança onde serão analisadas diferentes alternativas.

Entre eles mencionou a colocação de mais câmeras e melhores sistemas de iluminação e comunicação.

Questionada sobre a possibilidade de colocar guardas armados no interior dos centros de saúde, disse que isso está a ser avaliado e estudado em profundidade porque implicaria maior logística e esforços.

“Os seguranças exigem uma série de elementos, condições e exigências maiores. Por isso não se trata de chegar e decidir”, disse o proprietário em conferência de imprensa.

O tema também foi analisado durante reunião da ministra da Saúde, Ximena Aguilera, com dirigentes do Confusam.

O chefe da pasta explicou que, embora os progressos devam continuar, desde 2022 foram distribuídos mais de três mil e 900 milhões de pesos (quatro milhões de dólares) para medidas de segurança nos municípios, incluindo os chamados botões de pânico.

Gabriela Flores, presidente da Confusam, manifestou, por sua vez, que o interesse do sindicato é proteger, sobretudo, os serviços de cuidados primários, que são a primeira linha.

“Em Alto Hospicio, no norte do país, nossa gente trabalha com coletes à prova de balas e capacetes”, denunciou.

A questão ganhou destaque a partir de dois atos de violência registrados nos Centros de Saúde da Família dos municípios de La Granja e Puente Alto.

Na primeira delas, um adolescente chegou esfaqueado nas costas e minutos depois um indivíduo armado entrou no local com a intenção de matá-lo.

Enquanto isso, na clínica Bajos del Mena, no município de Puente Alto, traficantes de drogas ameaçavam de morte os funcionários caso tratassem os feridos de gangues rivais.

jha/car/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES