22 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Direitos humanos destacados no Pacto Global sobre Migração

Direitos humanos destacados no Pacto Global sobre Migração

Adis Abeba, 9 out (Prensa Latina) O Pacto Global sobre Migração destaca os direitos e o bem-estar dos migrantes e suas comunidades no país de origem, de trânsito e no território anfitrião, destacou hoje o ministro da Justiça da Etiópia, Gedion Timotheos.

Falando na conferência intergovernamental como parte da Segunda Revisão Regional do Pacto Global para Migração Segura, Ordenada e Regular que está ocorrendo aqui, Timotheos disse que a adoção do primeiro documento global sobre a questão em 2018 comprometeu os Estados Membros a avançar a Agenda 2030.

Em sua opinião, a convenção oferece uma oportunidade importante para os países abordarem todos os aspectos de sua governança migratória de forma abrangente, já que a África é um centro de mobilidade humana dinâmico e complexo, caracterizado pelo movimento misto e irregular de pessoas.

A esse respeito, ele enfatizou que a Etiópia, como país de origem, trânsito e destino de migrantes, desempenhou um papel fundamental no processo do pacto, desde seu início até seu desenvolvimento e adoção.

Ele também lembrou que eles lançaram formalmente a implementação do Pacto Global para Migração Segura, Ordenada e Regular (GCM) em 2019 e, nesse mesmo ano, o governo identificou 10 prioridades entre as 23 metas desse documento, de acordo com seus interesses nacionais, para acelerar o progresso em sua implementação.

Isso foi seguido pela implementação real por meio da integração das preferências em políticas e programas locais juntamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, acrescentou.

A Diretora Geral da Organização Internacional para Migração e Coordenadora da Rede de Migração da ONU, Amy Pope, disse que o mundo precisa saber que o JAG ainda está vivo.

Diante de desafios reais, “não vamos nos concentrar demais nesses desafios. Não vamos nos deixar levar pela admiração do problema. Vamos ver como acelerar as soluções, porque sabemos que há muito trabalho a ser feito”, enfatizou Pope.

Ele mencionou que a migração, quando parte de estratégias nacionais, planejamento e integração em todos os ângulos de participação na sociedade, pode ser um poderoso catalisador de mudanças e desenvolvimento.

A conferência intergovernamental organizada pela Comissão Econômica das Nações Unidas para a África (ECA) e pela Organização Internacional para as Migrações, que atua como coordenadora da Rede de Migração da ONU, será realizada até amanhã.

Ele reúne os Estados Membros da África, organizações intergovernamentais, agências da ONU, sociedade civil, setor privado e outras partes interessadas importantes para discutir a governança da migração por meio de quatro mesas-redondas temáticas.

mem/nmr/mb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES