De acordo com o The Dhaka Tribune, as cidades de Haluaghat, Dhobaura e Fulbaria de Mymensingh continuam inundadas pelas fortes chuvas e os governos locais ativaram operações de socorro com o apoio do exército e de voluntários.
A administração dos territórios abriu uma sala de controle para o trabalho de socorro e está trabalhando para fornecer ajuda às pessoas afetadas pelas enchentes.
Especialistas disseram que a situação melhorou depois que as chuvas cessaram, mas ainda há escassez de água potável nas regiões inundadas.
Sanowar Hossain, oficial de assistência e reabilitação do distrito de Mymensingh, confirmou a distribuição de arroz e alimentos secos para as pessoas afetadas.
Pelo menos cinco pessoas morreram e mais de 100.000 ficaram retidas no norte de Bangladesh devido às enchentes causadas pelas fortes chuvas do último domingo.
Em Sherpur, um dos distritos do norte mais afetados, os níveis de água dos principais rios subiram, submergindo áreas e causando o desabamento de casas e pontes.
Bangladesh, lar de 170 milhões de pessoas em baixa altitude, sofreu várias enchentes este ano, destacando sua vulnerabilidade às mudanças climáticas.
Uma análise do Instituto do Banco Mundial de 2015 estimou que 3,5 milhões de pessoas em Bangladesh correm o risco de sofrer inundações anuais de rios, que estão piorando devido à mudança climática global, de acordo com os cientistas.
jf/lrd/bm