A cerimônia será realizada no projeto Ciudad Jardín I, no bairro José Walter, onde 1.296 famílias receberão as chaves de suas novas casas.
Além de Lula, o evento contará com a presença do governador Elmano de Freitas e dos ministros das Cidades, Jader Hijo, da Educação, Camilo Santana, e da Casa Civil, Rui Costa.
A entrega dos apartamentos também inclui um segundo espaço da iniciativa Zona Viva, que terá uma biblioteca construída por sugestão do chefe de estado.
O Minha Casa, Minha Vida, criado pelo governo brasileiro em 2009, tem como objetivo facilitar o acesso à moradia para famílias de baixa e média renda.
O programa é uma das principais políticas públicas de habitação do gigante sul-americano e busca reduzir o déficit habitacional, promover a inclusão social e melhorar as condições de vida da população.
Pelo menos 300.000 brasileiros estão atualmente desabrigados no país, um número que representa um aumento de 38% em comparação com 2019, o período pré-pandemia da Covid-19.
Durante o dia, Lula também participará da entrega de 113 novos ônibus escolares para 113 municípios do Ceará.
A ação do Ministério da Educação está incluída no chamado novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e visa beneficiar especialmente os alunos do ensino fundamental e médio das áreas rurais.
Além disso, jovens e adultos serão beneficiados. A ação atingirá 13,5 mil alunos.
Por outro lado, Lula irá nesta sexta-feira a Belém, capital do estado do Pará, onde participará de um evento sobre as ações do governo federal para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), prevista para ser realizada no território em 2025.
rgh/ocs/bm