14 de October de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

O Congresso da Guatemala vai empossar o presidente do poder judicial

O Congresso da Guatemala vai empossar o presidente do poder judicial

Cidade da Guatemala, 13 out (Prensa Latina) O Congresso da Guatemala empossará o presidente da Corte Suprema de Justiça (CSJ) para o período 2019-2024, na presença do presidente do país, Bernardo Arévalo.

A cerimónia está marcada para as 10:00 horas locais, embora antes os 13 magistrados tenham de se reunir para chegar a acordos e definir por maioria de votos a figura máxima da magistratura para o primeiro ano.

“Sei que as forças estão inclinadas para o número um, Carlos Rodimiro Lucero”, disse Carmen Aida Ibarra, diretora do Movimento Pró-Justiça, citada pelas Emisoras Unidas.

Não sei se isso vai acontecer, porque as decisões às vezes mudam de um dia para o outro”, acrescentou.

Mas o partido Vamos também estaria interessado noutro magistrado como presidente do CSJ, como Luis Mauricio Corado, de acordo com uma análise do diário Prensa Libre.

Segundo o Parlamento, este processo está em conformidade com o artigo 269º da Carta Magna e com o artigo 165º, nomeadamente a alínea F, que estabelece a nomeação definitiva dos magistrados.

É do nosso interesse cumprir os prazos estabelecidos pela Constituição e pela lei do país para a alternância do poder judicial, insistiu o presidente do Congresso, Nery Ramos.

Após a sua tomada de posse, juntamente com os 12 magistrados, o presidente do CSJ fará o mesmo com as 156 secções e 104 substitutos.

A nomeação de magistrados para ambos os tribunais foi sempre organizada por grupos de poder político e económico que influenciaram a colocação de juízes com interesses semelhantes, segundo os analistas.

Alertaram para o facto de uma complexa teia de acordos e negócios de bastidores, historicamente existentes nesta nação, definir a escolha de quem ocupará os mais altos cargos nos tribunais.

Arévalo apelou a uma mudança desta realidade, ao mesmo tempo que considerou o controlo e a transparência essenciais para que a minoria corrupta possa tirar as mãos do sistema.

As autoridades indígenas, por sua vez, acusaram o poder legislativo de não ter processado as petições que apresentaram em tempo hábil e com antecedência, cumprindo sua missão de observar o processo.

mem/znc/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES