Lam e Li destacaram especialmente a implementação séria e ativa de percepções comuns de alto nível, numa reunião realizada na véspera, pouco depois da chegada do chefe do governo chinês a esta capital e que, segundo relatos da imprensa, decorreu num ambiente de amizade e confiança.
Estes resultados, concordaram em salientar, contribuem para promover uma cooperação dinâmica e eficaz a todos os níveis e setores, e em todos os domínios.
O Secretário-Geral do Partido Comunista (CPV) e o Presidente do Vietnã e o Primeiro-Ministro Chinês concordaram na necessidade de manter intercâmbios regulares a todos os níveis e defenderam a intensificação da cooperação nos domínios da defesa, segurança e relações externas.
Falaram também em trabalhar em conjunto para responder eficazmente aos desafios de segurança não convencionais, bem como em melhorar a eficiência dos mecanismos de intercâmbio e colaboração existentes e em implantar novos.
To Lam, em entrevista para a agência de notícias VNA, manifestou a vontade do Vietnã em criar condições para que as empresas chinesas invistam em projetos de grande escala com tecnologia avançada no país, enquanto Li afirmou que a China abrirá mais portas aos produtos agrícolas vietnamitas. Ambas as partes concordaram também em expandir a cooperação em ciência e tecnologia, cadeias de produção e abastecimento, desenvolvimento verde e transformação digital.
A cerimônia de boas-vindas a Li Qiang realizou-se hoje e foi liderada pelo seu homólogo vietnamita, Pham Minh Chinh, com quem visitou uma exposição fotográfica sobre o Vietnã e o seu povo, e as boas relações bilaterais, organizada pelo Gabinete do Governo e pela Agência Vietnamita de Notícias, antes de iniciar as negociações oficiais.
O chefe do Governo chinês e a delegação de alto nível que o acompanha também prestaram hoje homenagem ao herói da independência Ho Chi Minh no mausoléu onde repousam os seus restos mortais.
Ao chegar a esta capital na véspera, e num discurso proferido no próprio aeroporto, Li Qian destacou que a China e o Vietnã estão ligados por montanhas e rios, têm relações humanas e culturais estreitas e uma amizade tradicional de longa data.
Nos últimos anos, sob a direção estratégica dos líderes dos dois países, as relações bilaterais desenvolveram-se de forma constante, com a boa vizinhança e a amizade consolidadas, e uma cooperação profunda e mutuamente benéfica, enfatizou.
Desde o início de 2024, ambos os países têm mantido intercâmbios estreitos de alto nível, alcançando muitos bons resultados de cooperação em vários domínios. “A construção da comunidade de futuro partilhado entre a China e o Vietnã teve um bom começo”, disse ele.
mem/mpm/hb