22 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Especialistas debatem no Chile sobre combate ao crime organizado

Especialistas debatem no Chile sobre combate ao crime organizado

Santiago do Chile, 15 out (Prensa Latina) Representantes de entidades de justiça e segurança da América Latina e de organizações regionais se reúnem hoje no Chile para discutir a segunda fase do Programa de Assistência contra o Crime Organizado Transnacional (Paccto 2.0).

Este projeto surgiu no âmbito dos acordos da cimeira da União Europeia e da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (UE-Celac), realizada em julho de 2023, com o objetivo de construir uma aliança entre as duas regiões para enfrentar o flagelo .

O crime organizado tem características transnacionais tão predominantes que só pode ser enfrentado com um trabalho conjunto, declarou a ministra do Interior chilena, Carolina Tohá, na abertura do evento.

O proprietário apelou à colaboração, para aumentar a troca de informações, práticas e políticas públicas para combater o problema.

O Chile é o anfitrião desta reunião e é também um país que enfrenta os desafios dos grupos criminosos como uma tarefa prioritária e com grande força, disse ele.

Tohá informou que 17 instituições do Estado participam na política nacional de combate a estas gangues e mencionou entre os principais desafios o da fronteira norte, onde ocorre o tráfico de armas, drogas e seres humanos.

Durante o atual governo, foram aprovadas 10 leis, desde uma que altera o quadro penal para o tratamento do crime organizado e gera instrumentos mais fortes para processá-lo, até outras sobre tráfico de drogas, crimes cibernéticos, crimes econômicos, assassinatos de aluguel e sequestros.

Representantes da Associação Ibero-Americana de Ministérios Públicos, da Comunidade Policial da América e da Conferência de Ministros da Justiça dos Países Ibero-Americanos também participaram na reunião que começou hoje nesta capital.

Também estão representados o Grupo Latino-Americano de Ação Financeira, a Cúpula Judicial Ibero-Americana e o Fórum de Presidentes dos Poderes Legislativos da América Central e do Caribe.

A embaixadora da UE no Chile, Claudia Gintersdorfer, descreveu como um marco o fato de o Pacto 2.0, que demorou tanto tempo a ser alcançado, realizar a sua primeira reunião para

para começar a trabalhar.

Esta é uma aliança entre a UE e a América Latina de todos nós que estamos convencidos de que não pode haver lugar nas nossas sociedades para ceder qualquer conspiração a estruturas criminosas, expressou.

Gintersdorfer apelou à melhoria da integração da cadeia policial, penal, judicial e penitenciária e à partilha de experiências de ambos os lados do Oceano Atlântico face a este flagelo.

ro/car/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES