Os representantes de Ottawa devem deixar o país do sul da Ásia até o próximo sábado, segundo um comunicado do Ministério das Relações Exteriores (MEA), com sede em Nova Delhi.
Esta medida seguiu-se à decisão do governo indiano de retirar pessoal diplomático do Canadá, devido a um ambiente de violência fomentado por ações do Governo de Justin Trudeau que comprometem a sua segurança, segundo comunicado anterior da Chancelaria.
Segundo a fonte diplomática, as autoridades canadenses enviaram recentemente uma notificação absurda na qual sugerem Sanjay Kumar Verma e outros diplomatas como pessoas de interesse.
Por interesses políticos e eleitorais, Ottawa reacendeu as acusações sobre o suposto envolvimento do governo indiano em atos de violência em território canadense em 2023, segundo o MEA.
Ele observou que o governo canadense não compartilhou nenhuma evidência com o seu homólogo indiano, apesar dos numerosos pedidos.
Para expressar a sua satisfação, Nova Deli convocou o Encarregado de Negócios canadense para consultas na véspera e notificou-o da decisão de retirar o pessoal diplomático indiano baseado no território norte-americano, devido a um ambiente de violência fomentado pelas ações do Governo de Justin Trudeau que compromete a sua segurança.
Não acreditamos no compromisso do atual governo canadense em garantir a sua segurança, afirmou o Ministério dos Negócios Estrangeiros indiano.
Ele também disse ao funcionário canadense que a Índia se reserva o direito de tomar medidas adicionais em resposta ao apoio de Ottawa ao extremismo, violência e separatismo contra a nação do sul da Ásia, segundo a nota oficial.
Anteriormente, a Índia considerou ridículas e merecedoras de desprezo o que chamou de difamações do governo canadense sobre o seu pessoal.
Ele descreveu Kumar Verma como um diplomata com uma carreira distinta de 36 anos e experiência de trabalho no Japão, Sudão, Itália, Turquia, Vietnã e China.
A fonte diplomática destacou que a medida atual deixa poucas dúvidas de que existe uma estratégia deliberada para difamar a Índia para obter benefícios políticos.
A Chancelaria informou que o Governo indiano tomou nota das atividades do Alto Comissariado Canadense aqui que atendem à agenda política do atual regime, o que levou à aplicação do princípio da reciprocidade no que diz respeito à representação diplomática.
lam/lrd/ls