23 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Capital dos EUA vive dias de cultura cubana

Capital dos EUA vive dias de cultura cubana

Washington, 15 out (Prensa Latina) Cinema, música e literatura são hoje um trinômio entrelaçado na capital dos Estados Unidos, onde naquela época se celebra o Dia da Cultura Cubana.

O 1º Festival de Cinema Cubano continua bem aqui. Em sua segunda noite, a proposta foi Irmãs do Coração (2021), história única e pouco conhecida dos Oblatos da Providência, ordem católica negra que desde 1829 se dedica a missões educativas nos Estados Unidos, Cuba e outros países da América.

A diretora Gloria Rolando conseguiu captar em sua série documental o trabalho realizado pelos Oblatos da Providência quando decidiram estabelecer escolas e orfanatos para crianças negras pobres, seja no Haiti, em Cuba, em Nova Orleans, em Baltimore, em Nova York ou na Costa. Rica.

O audiovisual, bem recebido pelo público, tem como fio condutor a vida de Madre María Lange (1813-1882), nascida na ilha e uma das fundadoras da ordem.

A exibição cinematográfica começou domingo com a exibição do filme Cuba libre (2015), do realizador Jorge Luis Sánchez, que revisitou uma parte da história do seu país: a ocupação do exército dos Estados Unidos (1899-1902) após o fim da guerra espanhola. A guerra cubano-norte-americana, através do prisma de dois filhos, Samuel e Simón.

“Espero sinceramente que esta seja a primeira edição de muitos festivais que virão, nos quais possamos crescer, trazer mais cineastas de Cuba, exibir mais filmes e criar um evento local no qual todos estejam entusiasmados em participar”, disse ao abrir o evento Lianys Torres, Encarregada de Negócios da Embaixada de Havana nesta capital.

Para esta terça-feira está marcada a exibição de El Benny (2006), também do realizador Sánchez, que neste, o seu primeiro longa-metragem, optou por amplificar em celulóide uma história ficcional baseada no famoso músico cubano Benny Moré.

A série musical continuou ontem à noite com a excelente atuação de Melvis Santa e do seu grupo Jazz Orishas no histórico Blues Jazz Alley desta cidade.

Natural de Havana, o artista multifacetado, indicado ao Grammy em 2018, ganhou popularidade em Cuba no grupo vocal Sexto Sentido; Mais tarde foi uma das vocalistas da banda de fusão Interativo e em 2014 se estabeleceu em Nova York.

Este ciclo foi inaugurado no dia 9 de outubro com o pianista Dayramir González, expoente da vitalidade da jovem geração do jazz afro-cubano.

Enquanto isso, o Festival Ibero-americano de Literatura atrairá na quinta-feira a esta capital os escritores cubanos residentes no exterior Gabriela Guerra (México) e Vicente Amor (Estados Unidos).

O Dia da Cultura Cubana tem, em 2024, duas motivações especiais: os 120 anos de nascimento do escritor mundialmente conhecido Alejo Carpentier e os 65 anos do Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica.

ro/dfm/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES