Foi o que declarou à Prensa Latina o doutor Bárbaro Oliva Concepción, presidente da Federação Cubana de Tênis e Comissário Nacional do esporte, e afirmou que agora buscarão, com boas perspectivas, fechar em alta com algumas das medalhas em disputa.
O também Diretor de Ciência da Confederação Pan-Americana de Tênis destacou a importância desta competição de raquetes, que inicia o ciclo para os Jogos Centro-Americanos de 2026 na República Dominicana.
Durante a sessão da manhã, a equipe de duplas femininas de Daniela Fonseca e Estela Crespo derrotou Porto Rico por 3 a 0 (11-8, 12-10 e 11-6) para avançar para a disputa de medalhas.
Da mesma forma, a equipe masculina, formada por Andy Pereira e José Campos, derrotou seus colegas mexicanos, Marcos Lamadrid e Rogelio Castro, por 3 a 0 (11-8, 11-6 e 11-4).
Na tarde desta terça-feira, Daniela Fonseca, de Cuba, estará na disputa por uma medalha no individual feminino, e os cubanos ainda não participaram da competição de duplas mistas, cuja final e cerimônia de premiação serão realizadas amanhã, quarta-feira.
A final de duplas e individuais e a cerimônia de premiação estão programadas para quinta-feira, 17, enquanto a cerimônia de premiação da equipe será realizada em 20 de outubro.
De acordo com Oliva, os cubanos esperam estar presentes em todos os pódios desse Pan-Americano, que está sendo realizado no Complexo Esportivo Merliot, em Santa Tecla, departamento de La Libertad.
Atletas da Argentina, Barbados, Chile, Canadá, Costa Rica, Cuba, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Guiana, México, Nicarágua, Paraguai, Porto Rico, Estados Unidos, Brasil e Venezuela estão competindo na competição, que concede 500 pontos no ranking mundial.
rc/lb/glmv