Estas são as prioridades definidas durante a Presidência da Federação Russa do bloco, que são bem conhecidas de todos, além de terem sido formuladas repetidamente, disse o porta-voz ao comentar à imprensa as iniciativas que Moscou irá apresentar.
Peskov lembrou ainda que há uma semana o assessor do presidente russo, Yuri Ushakov, fez referência a isso em uma reunião com a imprensa, onde explicou que as iniciativas estarão ligadas às esferas humanitária, económica, financeira, parlamentar e outras.
Ushakov afirmou que a Rússia considera como conquistas da sua presidência no grupo o lançamento de novos formatos de interação nos setores acima mencionados, bem como na medicina nuclear, geologia e clima, entre outros.
No dia 1º de janeiro, a Rússia assumiu a presidência rotativa do grupo Brics para 2024, ano que começou com a admissão de novos membros.
Além do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, aos quais o grupo deve a sigla, inclui agora também Egito, Etiópia, Irã, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita.
Este ano, a Rússia planeja organizar mais de 250 eventos em 11 regiões no âmbito da sua Presidência, incluindo a Cúpula que terá lugar na cidade russa de Kazan de 22 a 24 de outubro.
jf/gfa/jb