De acordo com o Jornal de Angola, o Presidente João Lourenço nomeou o político da oposição no dia anterior, devido à necessidade de ajustar a composição do órgão consultivo devido a uma vaga.
O Conselho da República é um órgão colegiado composto pelo Vice-Presidente da República, pelos Presidentes da Assembleia Nacional e dos partidos políticos com assento no Parlamento, pelo Procurador-Geral e por figuras da sociedade civil, entre outros.
O líder do PRA-JA Serve Angola, Abel Chivukuvuku, foi militante da União Nacional para a Independência Total de Angola (Unita) até 2012, quando assumiu a liderança da Coalizão de Convergência Ampla para a Salvação de Angola – Coalizão Eleitoral, uma aliança de partidos que concorreu nas eleições presidenciais daquele ano.
Em 2019, ele começou a trabalhar no projeto PRA-JA Servir Angola e, nas eleições de 2022, concorreu à Vice-Presidência da República na lista da Unita, sob a plataforma da Frente Patriótica Unida.
Com a legalização do PRA-JA Servir Angola pelo Tribunal Constitucional na semana passada, o cenário político angolano agora tem 13 formações reconhecidas, já que o Partido Iniciativa dos Cidadãos para o Desenvolvimento de Angola foi registrado em julho deste ano.
mem/kmg/bm