23 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Reunião do G7 de Defesa começa na cidade italiana de Nápoles

Reunião do G7 de Defesa começa na cidade italiana de Nápoles

Roma, 18 out (Prensa Latina) A primeira reunião dos ministros da Defesa do Grupo dos Sete (G7) começou hoje no Palácio Real da cidade de Nápoles, sul da Itália, na região italiana da Campânia, segundo comunicado.

Uma nota publicada no site oficial do Ministério da Defesa italiano destaca que este evento, segundo seus organizadores, tem entre seus objetivos “promover debates sobre os principais conflitos e áreas de instabilidade a nível global, definir entendimentos políticos comuns e compartilhar possíveis linhas de ação”.

Tem também o objetivo declarado de promover o papel do G7, composto por Itália, Estados Unidos, Japão, Canadá, Alemanha, França e Reino Unido, como um fórum de consulta eficaz para abordar questões políticas e militares regionais e internacionais.

Além dos chefes de Defesa desse grupo, participam da reunião o Secretário-Geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Mark Rutte, bem como o Alto Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Josep Borrell, e Rustem Umerov, Ministro da Defesa ucraniano.

Umerov intervirá no debate sobre o atual conflito entre seu país e a Rússia, durante o qual os representantes dos países membros desse fórum reafirmarão seu apoio a Kiev, especialmente no âmbito militar, e analisarão as medidas para apoiar o assim chamado ‘Plano para a Vitória’ contra Moscou, dizem os analistas.

Será também avaliado o agravamento da guerra no Oriente Médio, após o aumento dos bombardeamentos israelitas contra a Faixa de Gaza e o Líbano, bem como a ameaça neste último país que enfretam as tropas da missão de paz das Nações Unidas devido aos recentes ataques do exército israelense às suas bases.

O ministro da Defesa italiano, Guido Crosetto, exigiu de Israel o fim destas ações contra as Forças Provisórias das Nações Unidas no Líbano (Unifil), que “não são erros ou acidentes”, mas sim “atos graves que violam o direito internacional”.

Por outro lado, observou, “estamos assistindo um uso sistemático da força em Gaza e no Líbano, e as vítimas são principalmente civis que já sofrem com um conflito em curso”, e reafirmou o compromisso de seu governo, atual presidente temporáriio do G7, com uma solução diplomática, considerada a única viável.

Esta reunião em Nápoles acontece em meio a protestos, no âmbito dos quais os manifestantes bloquearam algumas entradas ao porto da cidade desde as primeiras horas da manhã e colocaram cartazes denunciando aos chefes do G7 que “Sua defesa é igual a Guerra.”

Para o próximo sábado, estão previstas novas manifestações contra este acontecimento por parte de vários grupos políticos, sindicais e sociais que, segundo os seus organizadores, repudiam o fato desta cidade er “palco de um encontro que provavelmente abrirá caminho a conflitos de maior dimensão”.

mem/ort/jb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES