De acordo com um comunicado publicado no sábado em sua página oficial do Telegram, 13 veículos aéreos não tripulados foram abatidos sobre o território da região de Bryansk, dois sobre a região de Rostov e um sobre a região de Belgorod.
A nota especifica que os sistemas operacionais de defesa aérea impediram as tentativas dos militares de Kiev de realizar ataques terroristas usando drones contra alvos no território da Rússia.
Nos últimos meses, os ataques de drones ucranianos a refinarias de petróleo e depósitos de combustível na Rússia se intensificaram, principalmente nas províncias fronteiriças, mas também em áreas mais remotas.
O território da Crimeia, que em 2014 se separou da Ucrânia para se juntar novamente à Rússia, tem sido um dos alvos favoritos de ataques e tentativas de sabotagem pelos militares ucranianos desde que a Rússia iniciou sua operação militar especial em 2022.
As províncias russas que fazem fronteira com a Ucrânia, como Belgorod, Bryansk, Kursk e Voronezh, também relatam regularmente bombardeios, ataques de drones e outros ataques do outro lado da fronteira, forçando a população a buscar refúgio em outros lugares.
ro/gfa/glmv