De acordo com o Centro de Previsão do Instituto Meteorológico, os ventos com força de tempestade tropical continuarão, com velocidades entre 85 e 100 quilômetros por hora, com rajadas mais altas.
Continuarão ocorrendo fortes ondulações ao norte de Guantánamo e Holguín, estendendo-se até a costa norte de Las Tunas. Inundações costeiras moderadas a fortes continuarão em áreas baixas ao longo dessa costa, incluindo o paredão de Baracoa.
O evento climático continuará a se mover lentamente de oeste-sudoeste para oeste com velocidade semelhante e intensidade decrescente.
Em Guantánamo, Holguín e Las Tunas, continuam a ser registradas chuvas, aguaceiros e trovoadas, de acordo com o último aviso emitido.
Devido à deterioração da situação meteorológica na região, a Defesa Civil Nacional (DC) estabeleceu a fase de Alarme Ciclônico para as províncias de Guantánamo, Santiago de Cuba, Holguín, Granma e Las Tunas no dia anterior. Também foi decidido estabelecer a fase de Alerta Ciclônico para Camagüey, bem como a fase de Informação para Ciego de Avila.
Cuba está sofrendo o ataque da tempestade tropical Oscar em meio a uma situação energética tensa, causada pelas desconexões do Sistema Nacional de Eletroenergia, que atualmente se encontra em um complexo estado de fraqueza.
/nmr/bm