Devido aos graves prejuízos causados pela tempestade tropical Oscar ao passar por essa província do leste cubano, partes dessas áreas estão inacessíveis e inundadas em níveis nunca antes registrados.
No dia anterior, o presidente cubano Miguel Díaz-Canel confirmou a morte de seis pessoas em San Antonio del Sur, de acordo com números preliminares.
Diante do dano causado por Oscar nos municípios de Guantánamo, a União da Juventude Comunista (UJC), bem como organizações estudantis e movimentos juvenis, lançaram um chamado aos jovens para que se dirijam aos locais onde é necessário contribuir com a recuperação, segundo definido pelas autoridades dos territórios.
Formaremos imediatamente as brigadas necessárias, prontas para trabalhar em condições de campanha, lado a lado com nosso povo, disse a organização em um comunicado.
Os comitês municipais da UJC em todo o país estão sendo instruídos a formar essas brigadas e a tê-las prontas para serem ativadas no momento em que for decidido.
Também serão recebidas doações para as famílias afetadas pelo evento meteorológico.
Oscar, que entrou na ilha como um furacão de categoria 1 na escala Saffir-Simpson, está se afastando da costa cubana, foi rebaixado para uma tempestade tropical e deixará chuvas nas próximas 24 a 48 horas, aproximadamente.
O extremo leste do país caribenho já foi afetado em sua história por 14 ciclones tropicais e três deles atingiram a região no mês de outubro: Flora (1963), Matthew (2016) e Oscar (2024).
mpm/mks/jb