O presidente, que falava esta quinta-feira durante a sessão plenária em formato Outreach/Brics Plus da cimeira de Kazan, acrescentou que a reforma das instituições de desenvolvimento da ONU e das estruturas financeiras globais é necessária há muito tempo.
Putin disse que o peso dos países em desenvolvimento na economia mundial mudou drasticamente nas últimas décadas, mas isso não se refletiu adequadamente nos sistemas de gestão do Fundo Monetário Internacional, do Banco Mundial e de outras entidades multilaterais.
Como recordou o líder russo, os fundadores da ONU viram o seu propósito em ser um centro de coordenação das ações das nações.
Porque juntos e coletivamente é realmente possível responder aos desafios e ameaças globais, resolver tarefas como o combate ao terrorismo, ao tráfico de droga, à corrupção, ao crime organizado, incluindo a utilização criminosa das tecnologias de informação, sublinhou.
Putin lembrou que a reunião de hoje é comemorada no Dia das Nações Unidas. Foi em 24 de outubro de 1945 que entrou em vigor a Carta das Nações Unidas, cujos princípios constituem a base das relações interestatais e do direito internacional há quase 80 anos, observou.
A organização mundial é chamada a continuar a desempenhar um papel central na manutenção da paz e da segurança, na promoção do crescimento sustentável e progressivo, acrescentou o presidente russo.
mem/gfa / fav