De acordo com informações da imprensa, o legislador Gabriel Ste. Marie, representante do partido Bloc Québécois no distrito eleitoral de Joliette, apresentou a esse órgão o documento chamado e-5014, que também pede ao governo canadense que se junte à campanha internacional para que Washington reverta ambas as medidas contra Havana.
O texto denuncia o bloqueio como um obstáculo para o povo da ilha porque o impede de desfrutar plenamente de seus direitos humanos, pede a preservação da soberania da província de Quebec e do Canadá e a garantia de que as empresas e entidades governamentais não participem das sanções econômicas dos EUA contra Cuba.
Também pede a manutenção das devidas garantias de que as relações de Quebec e do Canadá com Cuba continuarão a se basear na igualdade e no respeito.
Além dessa iniciativa, personalidades, políticos e organizações de todo o mundo denunciam as consequências para a nação caribenha de enfrentar mais de seis décadas de bloqueio e a inclusão na lista de Estados que supostamente patrocinam o terrorismo.
O relatório “Necessidade de acabar com o embargo econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos da América contra Cuba” será apresentado à Assembleia Geral das Nações Unidas no dia 30 e espera-se que, mais uma vez, a comunidade internacional vote contra a permanência desse sistema de sanções.
lam/ymr/glmv