Segundo comunicado do Serviço Meteorológico Nacional, chuvas muito fortes (50 a 75 mm) ocorrerão nos estados de Campeche, Chiapas, Quintana Roo e Tabasco, enquanto chuvas fortes cairão nos territórios de Guerrero, Oaxaca, Puebla, Veracruz e Yucatán.
Também para esta sexta-feira, estão previstas temperaturas mínimas de -5 a 0 graus Celsius nas zonas montanhosas das entidades da Baixa Califórnia, Chihuahua, Durango e Sonora, e de 0 a 5 graus nas zonas altas de Aguascalientes, Estado do México, Guanajuato, Hidalgo, Jalisco, Michoacán, Puebla e Querétaro, entre outros.
A instituição prevê vento de norte com rajadas de 60 a 80 km/h no istmo e golfo de Tehuantepec (Chiapas e Oaxaca), e rajadas de 40 a 60 km/h em Campeche, Quintana Roo e Yucatán, com possíveis redemoinhos de poeira em Aguascalientes, Coahuila, Durango, Guanajuato e Nuevo León.
Perante a possibilidade de ventos fortes derrubarem árvores e anúncios, os especialistas apelaram à população para que atenda aos avisos do Serviço Meteorológico Nacional e siga as recomendações da Proteção Civil e das autoridades estatais.
Outros fenômenos que determinarão as condições descritas são um vale em altos níveis da atmosfera, a entrada de umidade do Oceano Pacífico, a aproximação de uma frente fria ao norte, o fluxo da corrente de jato subtropical e uma circulação anticiclônica em médio níveis da atmosfera.
npg/las/ls