As unidades do grupo oriental de tropas melhoraram as posições na linha de contato e ocuparam o assentamento Dobrovolie da República Popular de Donetsk, publicou o corpo militar em seu canal Telegram na terça-feira.
A nota acrescenta que o grupo de tropas central, por sua vez, ocupou, por meio de ações ativas, a cidade de Gorniak e o grupo de tropas do sul alcançou posições mais vantajosas e entrou na cidade de Katerinovka, na mesma região.
Nas últimas 24 horas, na área de operações do último grupo, as perdas inimigas chegaram a mais de 985 soldados.
Além dessas baixas, há mais de 500 baixas na linha de operações do grupo central, mais de 480 na linha de operações do grupo ocidental, até 125 na linha de operações do grupo oriental, até 85 na linha de operações do grupo do norte e cerca de 65 na linha de operações do grupo Dnieper.
A Rússia vem realizando uma operação militar especial na Ucrânia desde 24 de fevereiro de 2022, cujos objetivos, segundo o presidente Vladimir Putin, são proteger a população do “genocídio do governo de Kiev” e impedir o avanço da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) para o leste.
Em 14 de junho, Putin formulou várias condições essenciais para o início das negociações de paz, em especial a retirada das tropas ucranianas de quatro novos territórios russos, a saber, Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporozhie.
Da mesma forma, Kiev deve desistir de entrar para a OTAN e manter o status de neutra, não alinhada e não nuclear; e todas as sanções contra a Rússia devem ser suspensas.
mem/gfa/bm