A sala Avellaneda do Teatro Nacional acolherá um espetáculo dedicado ao 20º aniversário da colaboração entre o Balé Nacional de Cuba (BNC) e os Amigos Britânicos da companhia.
Assim, o início e o fim do espetáculo serão marcados por duas criações que são fruto dessa relação: a primeira delas, Celeste, da coreógrafa belga-colombiana Annabelle López Ochoa, com música de Tchaikovsky.
López Ochoa ganhou prêmios relevantes como o Jacob’s Pillow Dance Award nos Estados Unidos, e inúmeros prêmios no Reino Unido, incluindo uma indicação ao National Dance Award pela peça Broken Wings, para o English National Ballet.
Dentro do evento, Liudmila Konovalova, do Vienna State Ballet, e o artista austríaco Rainer Krenstetter interpretarão o adágio do segundo ato de O Lago dos Cisnes, numa versão coreográfica do russo Rudolf Nureyev.
A norte-americana Emily Bromberg apresentará a sua criação, Hotel room, com música do italiano Ezio Bosso, enquanto Irina Perren e Marat Shemiunov, do Teatro Mikhailovsky, em São Petersburgo, na Rússia, assumirão o dueto amoroso de Spartacus.
De acordo com a programação, Elena Vostrotina e Brandon Lawrence, do Zurich Ballet, da Suíça, encenarão In Our Wishes, da coreógrafa britânica Cathy Marston.
A dançarina principal do BNC, Anette Delgado, e o famoso dançarino russo Daniil Simkin mostrarão virtuosismo no clássico pas de deux de El Corsario, coreografado por Marius Petipa.
Lucile, do bailarino, professor e coreógrafo dinamarquês Johan Kobborg, ficou reservada para o encerramento do espetáculo, produto da mais recente colaboração entre o BNC e os British Friends que será assumida pela primeira bailarina Grettel Morejón e outras figuras do aquele elenco.
A Companhia de Dança Judaica Anajnu Veatem do México, com mais de 50 anos de história, oferecerá uma festa na sala Covarrubias, do próprio Teatro Nacional, mais cedo, às 19h, horário local.
oda/msm / fav