De acordo com a Agência Espacial Tripulada da China (CSA), a espaçonave foi enviada ao espaço a bordo de um foguete transportador Longa Marcha-2F do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, no noroeste do país.
Segundo a fonte, a Shenzhou-19 executou um encontro rápido e automatizado, completando assim o acoplamento com a porta frontal do módulo central Tianhe, pela manhã, horário local.
Os três astronautas da missão entraram na estação Tiangong onde se reuniram com a equipe da Shenzhou-18, num processo programado de troca e substituição de tripulação.
Entre os marcos da corrida espacial de Beijjing estão o rover que chegou à parte oculta da Lua e a construção da estação Tiangong ou Palácio Celestial.
Além disso, o gigante asiático lança constantemente satélites com objetivos variados, desde sensoriamento remoto, serviços comerciais, comunicações, meteorologia até pesquisa.
Recentemente, a sonda Chang’e-6 pousou com sucesso na China com amostras do outro lado da Lua, pela primeira vez na história da humanidade.
oda/idm / fav