Depois de perder por 0-2 na primeira partida, a equipe de Armando Johnson foi melhor no gramado do Seoul Sky Dome no sábado, acertando uma dúzia de rebatidas, incluindo um home run de Yoelquis Guibert, mas seus arremessadores não conseguiram parar o ataque rival.
No total, os asiáticos acertaram 14 rebatidas para derrotar os indianos ocidentais, que agora seguirão para Taiwan, sede de seu grupo de qualificação para o torneio que receberá os 12 países mais bem classificados do mundo.
A diretoria da equipe cubana, diante da perda dos arremessadores Ronald Bolaños e Yoan López, decidiu substituí-los pelo receptor Rafael Viñales, um dos melhores jogadores ofensivos em solo sul-coreano, e por Pavel Hernández, arremessador da capital.
Assim, a equipe é formada pelos receptores Andrys Pérez, Andy Cosme e Rafael Viñales; pelos jogadores de campo interno Ariel Martínez, Erisbel Arruebarruena, Christian Rodríguez, Yoan Moncada, Roberto Baldoquín, Yadil Orestes Mujica e Jean Harvi Walters; e pelos jogadores de campo externo Yoelkis Guibert, Lázaro Armenteros, Alfredo Despaigne, Roel Santos e Yadir Drake.
No montinho estarão Liván Moinelo, Raidel Martínez, Leodán Reyes, Yoennis Yera, Geonel Gutiérrez, Yankiel Mauris, Frank Abel Álvarez, Raymond Figueredo, Andy Vargas, Frank Luis Medina, Darío Sarduy, Yusniel Padrón e Pavel Hernández.
A equipe da maior ilha do Caribe programou alguns jogos de preparação em Taipei antes do início do evento no dia 13, onde disputará uma das duas vagas disponíveis para a rodada final com as equipes representantes da República Dominicana, Austrália, Coreia do Sul, Japão e os anfitriões de Taiwan.
Quatro dias antes, a ação começará na rodada A no México, onde, além da equipe da casa, os EUA, a Venezuela, Porto Rico, o Panamá e a Holanda se enfrentarão.
mem/blc/glmv