Mais de 1.500 participantes reunir-se-ão até 7 de novembro no evento organizado pelo governo etíope com a colaboração da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e da União Africana.
O apoio técnico corresponde à Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
Participam na conferência chefes de Estado, líderes políticos, instituições financeiras internacionais, empresas privadas, cientistas de destaque, agências da ONU, entre outros.
Terminará com um fórum político de alto nível sobre a Ação Global contra a Fome, onde os governos e o setor privado farão declarações sobre os seus esforços para combater este flagelo.
O Ministro da Indústria da Etiópia, Melaku Alebel, comentou recentemente que o investimento sustentável no agronegócio e nos sistemas alimentares deve estar no centro das ações governamentais para que o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de um mundo sem fome seja alcançado.
Alebel especificou que a conferência será uma grande plataforma para reiterar os nossos compromissos no combate à fome, abordando as questões acima mencionadas, bem como o desenvolvimento de infra-estruturas, inovação e digitalização, alterações climáticas, transição energética e comércio justo.
Alertou que os recentes avanços nessa luta foram revertidos devido a novos desafios como a desaceleração das economias, a crise ambiental e os conflitos.
Por sua vez, a diretora de Agronegócios e Infraestrutura da ONUDI, Dejene Tezera, afirmou que a fome está longe de acabar.
“Investir na agroindustrialização é essencial para desbloquear práticas agrícolas sustentáveis e construir sistemas alimentares resilientes no esforço para resolver o problema da fome”, enfatizou.
Tezera destacou a necessidade de redobrar esforços para este fim e considerou que a conferência facilitará fóruns de mobilização de investimentos para iniciativas sustentáveis de segurança alimentar.
O evento terminará com um fórum político de alto nível sobre Ação Global contra a Fome, onde os governos e o setor privado farão declarações sobre os seus esforços para combater a fome.
lam/rmn/ls