De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC), às 4h, horário local, o olho do sistema meteorológico estava localizado próximo à latitude 20,6 Norte e longitude 81,3 Oeste.
Rafael mantém um movimento para noroeste próximo a 22 quilômetros por hora (km/h) e preveem um movimento geral para noroeste durante as próximas horas, seguido de uma virada gradual para oeste-noroeste no Golfo do México.
“Na trajetória prevista, Rafael deverá passar sobre o oeste de Cuba esta tarde e depois sobre o sudeste do Golfo do México à noite”, observa o centro dos EUA.
Os ventos máximos sustentados aumentaram para cerca de 150 km/h com rajadas mais fortes, enquanto continua a fortalecer-se, embora possa enfraquecer brevemente sobre Cuba, mas espera-se que surja no sudeste do Golfo do México como um furacão.
“Os ventos com força de furacão se estendem por 30 km do centro e os ventos com força de tempestade tropical se estendem por até 165 quilômetros”, afirmou o NHC.
A pressão central mínima estimada a partir de observações é de 970 mb.
Rafael foi o décimo primeiro furacão a atingir a categoria um na escala Saffir-Simpson da atual temporada de furacões.
As chuvas associadas a este furacão estender-se-ão gradualmente durante a noite e madrugada até ao oeste de Cuba e poderão ser fortes e intensas em algumas localidades, com acumulações entre 100 e 200 milímetros em 24 horas.
kmg/cdg / fav