A apresentação será aberta com a apresentação de Carmen, de Alberto Alonso, que se tornou um clássico da coreografia cubana.
Os papéis principais de Carmen e Don José serão assumidos pela atual presidenta do evento, diretora do Balé Nacional de Cuba (BNC) e primeira bailarina Viengsay Valdés e pelo brasileiro Marcelo Gomes, que durante duas décadas foi artista principal do American Ballet Theatre, dos EUA.
A programação deste espetáculo no Teatro Nacional inclui um fragmento de Nuestros valses, do mais universal coreógrafo venezuelano, Vicente Nebrada, interpretado pela Companhia Colombiana Incolballet, com partitura de Teresa Carreño, que será tocado ao vivo pelo virtuoso pianista Marcos Madrigal.
Os bailarinos do Dresden Semperoper Ballet, da Alemanha, Ayaha Tsunaki (Primeira Solista, nascida no Japão) e Joseph Gray (Corypheo, natural do Reino Unido) apresentarão Meet you in the navel, coreografia de Brian Scalini, que reflete sobre o possibilidade de que cada lugar do corpo fosse um ponto de encontro com outras pessoas.
Com esta obra, o criador italiano conquistou a mais alta distinção em 2023 no 22º Concurso Internacional de Coreografia de Burgos & Nova Iorque.
A grande dançarina mexicana Elisa Carrillo dividirá a cena com o russo Mijaíl Kaniskin em Multiplicidade. Formas de silêncio e vazio, idealizadas pelo espanhol Nacho Duato, que se inspirou na música e na vida de Johann Sebastian Bach.
Enquanto isso, a dançarina de flamenco Patricia Donn propõe a sua própria coreografia: Farruca “Luna Nueva”, baseada numa peça musical do seu compatriota, o espanhol José Jiménez “El viejín”, renomado violonista cigano.
Os primeiros bailarinos russos Maria Iliushkina, da companhia de Teatro Mariinsky, e Semyon Chudin, do Bolshoi, assumirão o pas de deux conhecido como O Cisne Negro, do terceiro ato do clássico Lago dos Cisnes.
Já as primeiras bailarinas do BNC Anette Delgado e Dani Hernández farão as delícias do público transformado em estátuas de gelo no inverno, pela coreógrafa Ely Regina Hernández.
Para encerrar o grande evento, está reservada a estreia de Gitanerías, coreografia de Joaquín de Luz, personalidade do balé espanhol, que também a dançará ao lado da cubana Viengsay Valdés.
Os destacados pianistas Aldo López Gavilán e Marcos Madrigal, deste país caribenho, acompanharão os bailarinos com uma interpretação ao vivo da peça homônima de Ernesto Lecuona.
De 28 de outubro a 10 de novembro, artistas de mais de 15 países dividiram o palco desta capital, que se tornou um grande centro da dança mundial, graças à magia do 28º Festival Internacional de Ballet Alicia Alonso Havana, que ainda conseguiu recuperar dos efeitos de um furacão.
idm/msm/hb