De acordo com o comunicado do Ministério das Relações Exteriores, em 5 de novembro, o presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, assinou uma carta para seu homólogo russo, Vladimir Putin, sobre a disposição do país em participar do Brics como parceiro.
O documento foi entregue durante uma reunião pessoal entre o ministro das Relações Exteriores, Maksim Ryzhenkov, e o embaixador da nação eurasiática em Minsk, Boris Gryzlov.
A resposta oficial ao convite por escrito é um elemento obrigatório do procedimento acordado pelos Estados membros para obter o status de membro. É a partir desse momento que o país passa a ser considerado oficialmente um membro do Brics, informou a pasta diplomática.
Lukashenko agradeceu a Putin por seu apoio e “observou com especial satisfação que a participação de Belarus no Brics como parceira foi formalizada durante a presidência russa”, explicou o Ministério das Relações Exteriores.
De acordo com o departamento de relações exteriores, o status de país parceiro prevê, entre outras coisas, a participação em sessões especiais das cúpulas do Brics e reuniões de ministros das relações exteriores em caráter permanente.
Também é possível convidar parceiros para outros eventos de nível ministerial, especialmente sobre comércio, reuniões de representantes de segurança nacional e o fórum parlamentar.
Os membros podem aderir aos documentos finais do grupo, ampliando assim sua cobertura geográfica e fortalecendo a voz da associação em assuntos internacionais.
kmg/gfa/bm