Biden, que antes depositou flores na Tumba do Soldado Desconhecido no cemitério, deu uma espécie de mensagem de despedida quando comentou que ‘esta é a última vez que estarei aqui em Arlington como comandante em chefe’, em uma aparente referência ao próximo fim de seu mandato.
Em seu discurso, ele citou o presidente Abraham Lincoln em um pensamento que pedia para “continuar lutando para curar as feridas de nossa nação. Continuar a aperfeiçoar nossa união”.
Por ocasião da data, a mansão executiva anunciou novos esforços para lidar com a exposição de veteranos a substâncias tóxicas.
A questão é pessoal para Biden, cujo filho Beau morreu de câncer em 2015, e o governante acredita que a exposição a poços de queimadas no Iraque contribuiu para sua doença e morte.
Para todas as famílias de militares, todos aqueles com um ente querido que ainda está desaparecido ou não foi encontrado, todos os americanos que choram a perda de um ente querido que vestiu o uniforme, Jill e eu queremos que saibam que estamos vendo vocês”, comentou Biden.
Em outro momento, o presidente defendeu a retirada das tropas americanas do Afeganistão. Quatro presidentes enfrentaram a decisão (…) de encerrar nossa guerra mais longa da história no Afeganistão (…). Eu estava determinado a não deixar isso para um quinto”, enfatizou.
Em nível nacional, outras atividades oficiais, desfiles e cerimônias também estão ocorrendo.
De acordo com o Center for Veterans Analysis and Statistics, há cerca de 21,5 milhões de veteranos nos Estados Unidos, dos quais cerca de dois milhões são mulheres. Cerca de 5,18 milhões recebem indenização por invalidez.
A primeira-dama Jill Biden, a vice-presidente Kamala Harris e o segundo cavalheiro Doug Emhoff acompanharam Biden na cerimônia solene, que também contou com a presença de membros do gabinete e outros convidados.
Essa foi a primeira aparição pública de Harris desde a última quarta-feira, quando a candidata democrata para 2024 admitiu a derrota para o republicano Donald Trump na eleição de 5 de novembro.
Na manhã de segunda-feira, o dignitário e sua esposa receberam veteranos, membros das forças armadas e cuidadores na Casa Branca.
ga/dfm/glmv